sábado, 5 de dezembro de 2015

Duas reclamações ao Metrô de São Paulo!

Aqui posto duas reclamações que acabo de enviar à ouvidoria do Metrô (eu não quis enviar pelo canal de reclamação normal pelo site, pois lá limitam a 800 caracteres e não posso anexar imagens):

1-Bilheterias funcionando pela metade na estação Tietê e filas homéricas

O Metrô trabalha em prol ao Brasil ou contra a população? Nesta sexta-feira do dia 04/12/2015, perto das 21h eu retornei de viagem pela rodoviária do Tietê e dentro da estação vislumbrei uma fila de mais de uma centena de metros para as pessoas adquirirem os bilhetes de metrô! Por sorte eu sempre ando com bilhetes e não precisei enfrentar a fila, que se justificaria por ser o início de um fim de semana, perto do fim de ano, em que as pessoas vão e vêm para descansar e visitar outras cidades etc. Mas o que me injuriou mais foi constatar que das 6 bilheterias apenas três estavam com funcionários vendendo os bilhetes! Ora: o Metrô não tem uma logística que contemple dias e horários especiais que recebem mais pessoas, e que precisem comprar os bilhetes e tomar o metrô? Por que é inconcebível, em pleno 2015, final de ano, na maior Rodoviária do Brasil (anexa ao Metrô), esse descabido desserviço à população, causando fila homérica e o metrô não dispondo de nenhuma outra maneira de vender os bilhetes. O pior foi eu constatar que apenas a metade de sua bilheteria estava funcionando (fotos em anexo)! É arrogância, falta de vontade e/ou falta de atenção para com toda a população não só de São Paulo, mas do Brasil, que passa pela maior rodoviária do país? Fica aqui registrada minha reclamação, como um cidadão que não quer ver um país piorando a cada vez mais (até há pouco tempo, o metrô dispunha de máquinas de venda, mas até isso retirou, restando apenas os guichês, e como eu disse, que deveriam funcionar integralmente, funcionam pela metade).
Aguardo que o Metrô responda e que pense e tome medidas melhores para sanar tais problemas que ocorrem também em outras estações, como já verifiquei anteriormente, embora de menos monta que nessa registrada por mim na sexta-feira recente!
















fila homérica no Tietê para adquirirem bilhetes para o metrô

















































seis guichês e três apenas com funcionários




















2-Seta de indicação de plataforma no Tucuruvi e recolhimento de trens enganando os passageiros

Caros da Ouvidoria:
Muitas vezes, quando retorno de Faculdade que leciono, via estação Tucuruvi, perto das 23h, a seta de direção para qual plataforma o trem que seguirá em direção ao Jabaquara, aponta para a plataforma 1 ou 2: ao descer, junto com outras pessoas, frequentemente somos enganados, ou por que o trem vem na plataforma oposta, ou porque o trem que chega na que descemos indicados pela seta, não seguirá viagem e será recolhido, com um aviso em cima da hora, e algumas vezes indicado por voz contendo outro erro: da última vez (não me recordo exatamente, mas provavelmente no dia 18/11/2015), além de termos descido na plataforma 1, o trem que chegou nela foi recolhido, ainda que sob o aviso sonoro do funcionário do metrô dizendo que “este trem da plataforma 2 não prestará serviço”, e claramente, eu e outros, indignados percebemos que ele estava falando a plataforma errada. Interpelei uma funcionária que me disse para recorrer à ouvidoria do metrô para fazer a reclamação. Cansado de ver reiterar tais erros, peço que se organizem melhor para piscar a seta do lado CORRETO ao que o trem virá nas plataformas iniciais (Jabaquara) e finais (Tucuruvi) e das outras linhas que porventura aconteça isso, principalmente nos horários mais próximos do final do expediente do metrô, pois tais falhas e erros causam atraso a nós, passageiros, que em algumas vezes somos direcionados à plataforma cujo trem não prestará serviço, enquanto em alguns casos, outro trem está vindo na plataforma oposta e segue antes até do que aquele cuja seta havia nos indicado o próximo trem. Isso já me fez perder ônibus de horários cruciais para Santos (pois sigo até o Jabaquara), por causa de tais atrasos (e já preenchi uma reclamação à mão e entreguei no Metrô anos atrás sobre o mesmo problema das setas e nunca fui respondido). Já basta de serem displicentes para com a população, não, metrô?

*Caso queiram registrar reclamações, aí está:  http://www.metro.sp.gov.br/fale-conosco/registro-manifestacao.aspx
em segundo caso, email e tels da ouvidoria se encontra aqui http://www.cidadao.sp.gov.br/servico.php?serv=1343

2 comentários:

  1. Vejam a preocupação do metrô de São Paulo em responder ao cidadão opelo Reclameaqui: http://www.reclameaqui.com.br/indices/793/metro-de-sao-paulo

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  2. Vejam a preocupação do metrô de São Paulo em responder ao cidadão opelo Reclameaqui: http://www.reclameaqui.com.br/indices/793/metro-de-sao-paulo

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