segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Insolação mental inconsequente

Resido numa região litorânea. Fazia alguns anos que não permanecia nas férias por aqui, mas esse ano decidi me manter para tocar uns projetos. Porém, hoje relembrei porque não gostava de ficar aqui, principalmente nesse período: o número de pessoas no litoral aumenta demais, e me mostra que houve um exagero na taxa de natalidade no país, ao mesmo tempo que uma desproporção tanto na educação delas como em agrupamentos exagerados em uma mesma região.
Praia do Guarujá/SP. Fonte: http://cidadedeguarujaonline.blogspot.com.br/2014/01/temperatura-acima-dos-37c-atrai.html
No caso, tanto no litoral, 
mas também na grande São Paulo. Meu tormento aqui se justifica: tive que olvidar de fazer pequenas compras necessárias como sabonetes e vinagre pois as filas em 3 supermercados agora à tarde estavam homéricas. O calor também ampliava o desassossego e a minha irritação. As pessoas flanando daqui pra lá e de lá pra cá nas ruas, quase a esmo e entupindo-as devido aos "passeios" pelas lojas me lembravam da fragilidade mental e de consciência que elas têm tanto nos gastos como nas futilidades. Enfim, não sei se estou me tornando cada vez mais ermitão, ou se na verdade é uma conscientização cada vez maior de que o lastro não dá conta do número de pessoas que está povoando o país, em exageros, pois muitos nascimentos acontecem por uniões inconsequentes devido à sexualidade sem compromisso entre os jovens (e muitos não usam preservativos porque não se importam mais com a AIDS nem outras DSTs), e isso para mim é claro, visto o número homérico de jovens adolescentes caminhando pelas ruas (e conversas anteriores com jovens que me diziam isso sobre não usarem preservativos). Um número excepcionalmente grande, a meu ver. Falta a eles todos uma educação criativa e objetivos melhores do que só o consumismo barato. E é essa falta que os torna fúteis e perdulários, sem se importarem com o que causam a si mesmos e a seu redor. 

Gazy Andraus, 05/01/2015

Sem comentários:

Enviar um comentário