sábado, 27 de setembro de 2014

Uivos de um Lobo Cósmico!

Gazy Andraus[1]





A questão da arte e da consciência perpassam juntas as idéias humanas. Também são atinentes à ética e moral, bem como o senso de fraternidade que deveria nos pautar, mas que parece ter sido relegado a um canto desmemoriado, em troca dos afazeres profissionais e técnicos que se tornaram o “sistema” algoz que nos mata e sufoca, em detrimento ao humano e sensível! Como advertiu Jung

‘O Artista não é uma pessoa dotada de livre arbítrio que persegue seus próprios objetivos, mas alguém que permite à Arte realizar seus propósitos através dele. Como ser humano, ele pode ter humores, desejos e metas próprias, mas como Artista ele é “homem” num sentido mais sublime - ele é um homem coletivo - alguém que carrega e molda a vida psíquica inconsciente da humanidade.’ (Jung, 1933, 189)[2]

Dessa maneira, a arte ultrapassa o senso de estética que se deslocou na contemporaneidade, em que quaisquer arremedos estéticos são tidos como artísticos. O que vale não é a obra, mas a “ideia”, empurrada goela abaixo como um dogma religioso aos que se deparam com tais obras. Independente disso, ainda fico com a beleza das mensagens, a tônica das forças delas, revestidas de uma força imagética que seja capaz de se igualar ao conteúdo. Edgar Franco, artista multimídia codinominado como o Ciberpajé, é um desses artistas conscientes do poder da informação como materialização de idéias e afluxos de causas/conseqüências! Assim, ele não só tem desenvolvido uma obra consistente em diversas áreas, como nas Histórias em Quadrinhos poéticas, bem como no cenário musical-imagético com seu projeto PostHumanTantra, e envolvendo tudo em pesquisas acadêmicas de vanguarda, como professor-pesquisador com Pós-Doutorado em Artes e Tecnologias da UFG! Ao se rebatizar como CiberPajé quando completou 40 anos, singrou por um caminho cada vez mais sincero e esfuziante nas artes e nas reflexões, abarcando interdisciplinarmente modalidades das artes espargidas e envolvendo diversos profissionais amigos e alunos que aceitam colaborar como cocriadores de sua obra homérica. Várias são suas coligações, como em BioCyberDrame Saga com Mozart Couto e agora os HQforismos com Danielle Barros (que foram assim batizados por Edgar e Danielle)! É aqui que esta resenha quer se fixar no momento: lançado recentemente o fanzine “Uivo”, Edgar mantém o processo criativo alternado, e revigora os quadrinhos bem como os fanzines, trazendo nas 8 páginas desse mini-zine, 6 HQforismos contundentes, pois enriquecidos pelas imagens que locupletam as frases assombrosas derivadas do espírito guardião da consciência libertária do Ciberpajé!
Fig. 1: Capa do Fanzine "Uivo"
Fig. 3
Fig. 2
Já na capa do “Uivo” (fig. 1) se percebe em contrapartida à face em recolhimento, o contraponto e o paradoxo que rodeia todo filósofo e espiritualista: os contrastes se opõem, mas se complementam, já diziam as condições taoístas de yin e yang! O prefácio é de Danielle Barros (alcunhada como IV Sacerdotisa), doutoranda da Fiocruz/RJ e amiga do Ciberpajé (ela também é poetisa e quadrinhista poético-filosófica). No texto de Danielle, explicam-se os HQforismos e adianta-se que em breve virá um livro com mais de uma centena desses apotegmas visuais criados pelo Ciberpajé.
Como um filósofo e um espiritualista amalgamado, Edgar – Ciberpajé – Franco, solapa as comiserações de controles individuais, alertando que só há uma maneira de controlar outrem: revolucionando-se a si próprio (fig. 2). Noutro HQforismo ele demonstra a integração do ser homem com os outros seres na redoma universal (fig. 3)!  Para não mostrar todos os HQforismos aqui nessa singela resenha, irei finalizar os exemplos com o HQforismo mais contundente – tanto textual como imageticamente, com traços e hachuras magníficas (fig. 4):

“Os abutres humanos sorriem sempre ao menor
vestígio de podridão. Fartam-se na
deterioração, regozijam-se com a dor e a ruína alheias.
Mas lembre-se: seu veneno só poderá ser inoculado
em alguém que lhes dê
credibilidade, sua morte
é serem ignorados.”

Fig. 4
A arte impressionante deste HQforismo ribomba em nossas mentes nos lembrando do teor da sociedade e seus egos pequenos e infantilizados.
Encontro também relações dos HQforismos do Ciberpajé em várias filosofias espiritualistas, como no Taoísmo. Mas também em seres que aqui habitaram querendo o melhor ao humano, como o grande filósofo educador brasileiro Huberto Rohden, ou o transcendente Osho e ainda o solapador Krishnamurti!
O “Uivo” foi dado! Àquele que o escutar com atenção, não o temerá...saberá que quando os lobos uivam, é para se comunicarem aos seus, para reagruparem-se[3]...portanto, acertadamente, Edgar, o Ciberpajé, traz nesse “Uivo”, seu brado para nos atingir e nos reunir como humanos fraternos, transcendendo nossos simples egos isolados! E é com essa arte sincera, e não destituída de significados estéticos e éticos, que o Ciberpajé nos brinda como o artista - homem sublime que é – tal qual explicou Jung, destacando a nós a importância do humano e do sensível, e não a ignomínia que tem se tornado a humanidade relegando ao limbo tais qualidades em troca de um profissionalismo técnico vazio e dogmático...eis a missão desse “uivo”[4], que nos atravessa não só os tímpanos, mas a  visão e a alma!









[1] Coordenador e prof. do Curso de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior e criador da disciplina de HQ e Zine no curso de Tecnólogo em Design Gráfico da FIG-UNIMESP - Centro Universitário Metropolitano de São Paulo, Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Artes pela UNESP, pesquisador do Observatório de HQ da USP e autor independente de HQ fantástico-filosófica.  gazyandraus@gmail.comhttp://tesegazy.blogspot.com/ ; http://conscienciasesociedades.blogspot.com.br/
[2] Apud BELLO, Susan. Pintando sua alma-método de desenvolvimento da personalidade criativa. Brasília: UnB, 1998.
[3] E este é um dos significados do uivo dos lobos, conforme a ciência vem decifrando. Acerca de mais significados dos uivos dos lobos, cada vez mais estudados pela ciência, vide mais aqui: http://ciencia.hsw.uol.com.br/uivo-dos-lobos1.htm
[4] Para adquirir o fanzine ou mais informações, contacte: ciberpajé@gmail.com e/ou www.ciberpajé.blogspot.com.br  
     

8 comentários:

  1. "Uivos": um novo fanzine com HQforismos do Ciberpajé!

    ResponderEliminar
  2. Nossa GAZY!
    Estou positivamente surpresa com este texto, leve e ao mesmo tempo profundo, analisando e fazendo referencias conceituais aos HQforismos!!! AMEIIIIIII, óh Grande ser humano!
    Beijos da IV Sacerdotisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "Uivo" já estava pronto me trazendo essas reflexões. Obrigado, Danielle.

      Eliminar
  3. Ficou profundo e certeiro seu texto de gazy, destaca meu papel como espiritualista, coisa que poucos entendem!
    Fiquei emocionado, meu irmão.
    Gratidão a vc por dedicar seu tempo a olhar com tanto carinho e sensibilidade esse trabalho singelo que foi o UIVO!
    Seu artigo me incentivou a dar continuidade ao zine, que seria um número único, por sua causa, vou UIVAR DE NOVO!
    VIVA!!!! E Danielle fez a sugestão de vc escrever o texto de abertura do número II que lançarei no evento de História Cultural na USP! Está convidado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Ótimo que vai dar mais uivos, Edgar. E aceito escrever o texto para o segundo uivo, claro! Abração, irmão.

      Eliminar
  4. Sabe o que acho mais belo nisso tudo? é Edgar Franco mesmo tendo HQs seriadas publicadas em editora, livros publicados, e toda bagagem/reconhecimento que tem, não deixa de criar, não estagna, e melhor: Cria um FANZINE que para muitos é considerado algo "menor" em relação às publicações "oficiais", em editoras (como se uma pessoa faz zine até determinado momento da vida e depois passa ao mainstream - não é o meu pensamento nem o dos zineiros de verdade, mas existe isso, já percebi em muitos lugares). E o Gazy Andraus fez essa leitura profunda e maravilhosa do UIVO, preparou um post lindo, com capricho de ilustrar com as ilustrações escaneadas, não só referenciando o zine a conceitos de autores, como também à questões transcendentais, as que não estão nos livros e sim no coração e na alma. Um beijo a vocês, continuem criando e nos inspirando!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Danielle: o que mais gostei desse Uivo é que é de altíssima qualidade e está como um fanzine, o que valoriza a existência dos fanzines. pensei nisso qdo li, mas acabei nem me lembrando na hora de resenhar...e vc lembrou o que é importante, comentando!

      Eliminar