domingo, 7 de outubro de 2012

Moro na Cidade-Lixo




Eis que hoje é o dia da votação para vereadores e prefeito de São Vicente, a mesma cidade que resido e da qual falei no post abaixo. E torno a falar agora: cheguei novamente de São Paulo, e desta vez de manhã, por volta das 8h. Toda a parte central da cidade, em seu solo, esparramado o lixo-flyer dos candidatos que pleiteam cargo político nessa data (vide minhas fotos aí, recentes). Lixo total. Até os garis tentando retirar para que não viesse tal papelada desperdicida a prejudicar depois, entupindo bueiros caso chova. A inconsciência da população me aterroriza. Na sexta-feira quando parti a São Paulo à tarde, o centro estava um caos: pessoas uniformizadas e com bandeiras gritando e cantando seus slogans, carros-barulho esbravejando jingles péssimos de seus candidatos, piorando o trânsito. E como se não bastasse, o ônibus da Viação Cometa do horário das 17:00h não passou pelo centro. E nem o das 17h30! Devem ter desviado de sua rota pra fugir dele (o que vai contra o itinerário que têm a cumprir). E com isso minha ida à USP para a reunião do Observatório de Quadrinhos ficou prejudicada, pois tive que andar a té a rodoviária de São Vicente para saber o que acontecia e para pegar o próximo: às 18:45 eu adquiri a passagem do ônibus das 18:15 que já vinha com atraso da Praia Grande.
O que me assombra é a população "contente" e "feliz" porque defende seus candidatos e porque votaria nessa data de hoje! Felizes e contentes como numa festa? Não há sobriedade e seriedade em eleger pessoas que as governarão por 4 anos, nem discernimento correto de suas capacidades ou se se são aptas a tal? O povo é induzido à votação...o voto obrigatório (o comparecimento às urnas com a possibilidade do voto branco sem o botão do nulo) me faz reiterar na defesa de que voto obrigatório é manipulação mais fácil e possibilidade de "comprar" mais eleitores. E essa alegria injustificada? Alegria porque? Devido a pessoas que entrarão no governo de suas cidades, pleitenado tais cargos, quase certo, porque os salários são excelentes? E alegria injustificada duas vezes, pois nem sabem se terão reinvidicadas suas requisições para uma vida mais digna...uma cidade melhor e...mais limpa???? Como o que ocorre nessa cidade que vivo...suja como um grande vaso sanitário (estava inclusive mal cheirosa na manhã, devido possivelmente à maior humidade noturna e matutina). Penso que esse "santinhos" com nomes de candidatos jogados ao chão para "ajudar" na aquisição de votos, agora no dia da eleição, deveriam ter anotados seus nomes e partidos, e multados pela prefeitura atual por promoverem a poluição pública!  Assim não mais tornariam a fazê-lo a partir das próximas eleições...mas quem vai aplicar tais multas? A própria prefeitura que deve estar defendendo seu próprio partido que, igual aos outros, co-promove a insana sujeira?
Enfim, triste é um povo que é manipulado. Triste a sina dos que são governados por aqueles incapazes de governarem!
Eu reitero aqui: anularei meu voto. E a anulação é minha forma de  protesto. Não o protesto de um ou outro candidato, mas protesto contra essa ignomínia paradoxal a qual chamam de processo eleitoral: sem consciência, sem saberem escolher, manipulados e obrigados achando que estão numa festa; e sujando todas as ruas sem pensar no que fazem deliberadamente (ou não?). Anulo, com vontade e certeza absoluta. E deixo aqui esse registro, como forma de protesto!
E quem sabe, tal como esta última foto - que em meio à sujeira florescem belíssimas flores nas árvores da Praça Barão do Rio Branco, no centro da cidade (e da sujeira) de São Vicente-SP - haja alguma esperança de que se renasça a ordem e a organização fraternal em substituição a essa correira tresloucada pela ganância do poder e do dinheiro que move os políticos e a população-gado!

Sem comentários:

Enviar um comentário